terça-feira, 20 de maio de 2014

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Esse projeto foi desenvolvido nas turma dos segundos anos "B" e "C", das professoras Maria José e Silvani.

Livro: Era uma vez uma gota de chuva ( PNLD Obras complementares – FNDE)
Sequência de atividades: apresenta um nível progressivo de desafios, com duração variável.

Duração:1 semanas
Disciplina: Ciências, Português e Artes
Capacidade/Habilidades e Competências
  • Reconhecer a importância d'água para a nossa vida e suas diversas utilidades;
  • Compreender o Ciclo d'água,
  • Conhecer os estados da água.

Conteúdo a ser trabalho:
  • Linguagem oral e escrita.
  • Ciência: com livro Era uma vez gota de água
  • Produção coletiva: onde podemos encontrar água
  • Cruzadinha da água
  • Leitura
  • Vídeo: A turma da Clarinha O Ciclo da água,
  • Experiência “ Fazer chuva”
  • Desenho
1º Dia
Leitura do livro: Era uma vez gota de chuva
Estabelecer com os alunos uma conversa sobre a história lida, levando-os a falarem sobre a parte que mais gostaram na história.
Roda de conversa: na rodinha uma conversa informal sobre a importância da água em nossa vida.
  1. Onde podemos encontrar água?
  2. Para que utilizamos a água?
  3. Podemos viver sem água?
Após a conversar, pedir que os alunos desenhe sobre a história ouvida.

2º Dia
Leitura do poema “ Água” de José Paulo Paes
Pintura da ilustração do texto e colar no caderno de leitura.
Produção coletiva de lista de atitudes de como economizar água em nossa casa.

3º Dia
Vídeo da turma da Clarinha “O ciclo da água”( LIE)
Roda de conversa sobre o vídeo e ilustração.
Cruzadinha da água.
4º dia
Leitura de texto informativo sobre os estados físicos da água. ( Atividades desenvolvida oralmente e no quadro ).

ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA

A água é a substância mais abundante na superfície do planeta e ninguém vive sem ela. Ela forma os mares, os rios, os lagos, as geleiras, está no solo, no subsolo, no ar e no corpo dos seres vivos. Parece existir água em todos os lugares do planeta. Na natureza, encontramos água nas três formas;

Líquida: é a água corrente, aquela usada para beber, lavar, cozinhar, torneiras, etc. É encontrada nos rios, mares, etc.



Sólida: É encontrada em cubos de gelo, picolés, chuva de granizo, nas geleiras, etc.

Gasosa: É o vapor da água, evaporada dos rios, água fervente, roupa molhada. Forma as nuvens.




5º Dia
Experiência realizada na sala:
Fazer chuva”
Material:
  • Um prato raso:
  • Uma vasilha de vidro com água bem quente;
  • Cubos de Gelo:
Após a realização da atividade registro individual da experiência no caderno de escrita.

Anexos:










  






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