Esse projeto foi desenvolvido nas turma dos segundos anos "B" e "C", das professoras Maria José e Silvani.
Livro:
Era uma vez uma gota de chuva ( PNLD Obras complementares – FNDE)
Sequência
de atividades: apresenta um nível progressivo de desafios, com
duração variável.
Duração:1
semanas
Disciplina: Ciências, Português e Artes
Capacidade/Habilidades e Competências
Disciplina: Ciências, Português e Artes
Capacidade/Habilidades e Competências
- Reconhecer a importância d'água para a nossa vida e suas diversas utilidades;
- Compreender o Ciclo d'água,
- Conhecer os estados da água.
Conteúdo a ser trabalho:
- Linguagem oral e escrita.
- Ciência: com livro Era uma vez gota de água
- Cruzadinha da água
- Leitura
- Vídeo: A turma da Clarinha O Ciclo da água,
- Experiência “ Fazer chuva”
- Desenho
1º
Dia
Leitura
do livro: Era uma vez gota de chuva
Estabelecer
com os alunos uma conversa sobre a história lida, levando-os a
falarem sobre a parte que mais gostaram na história.
Roda
de conversa: na rodinha uma conversa informal sobre a importância da
água em nossa vida.
- Onde podemos encontrar água?
- Para que utilizamos a água?
- Podemos viver sem água?
Após
a conversar, pedir que os alunos desenhe sobre a história ouvida.
2º
Dia
Leitura
do poema “ Água” de José Paulo Paes
Pintura
da ilustração do texto e colar no caderno de leitura.
Produção
coletiva de lista de atitudes de como economizar água em nossa
casa.
3º
Dia
Vídeo da turma da Clarinha “O ciclo da água”( LIE)
Roda
de conversa sobre o vídeo e ilustração.
Cruzadinha
da água.
4º
dia
Leitura
de texto informativo sobre os estados físicos da água. ( Atividades
desenvolvida oralmente e no quadro ).
ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA
A água é a
substância mais abundante na superfície do planeta e ninguém vive
sem ela. Ela forma os mares, os rios, os lagos, as geleiras, está no
solo, no subsolo, no ar e no corpo dos seres vivos. Parece existir
água em todos os lugares do planeta. Na natureza, encontramos água
nas três formas;
Líquida:
é a água corrente, aquela usada para beber, lavar, cozinhar,
torneiras, etc. É encontrada nos rios, mares, etc.
Sólida:
É encontrada em cubos de gelo, picolés, chuva de granizo, nas
geleiras, etc.
Gasosa:
É
o vapor da água, evaporada dos rios, água fervente, roupa molhada.
Forma as nuvens.
5º Dia
Experiência
realizada na sala:
“Fazer chuva”
Material:
- Um prato raso:
- Uma vasilha de vidro com água bem quente;
- Cubos de Gelo:
Após a realização
da atividade registro individual da experiência no caderno de
escrita.
Gostei muito
ResponderExcluirGostei muito
ResponderExcluirAdaptei a uma sala multi-seriado foi ótimo!!!
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirNão entendi a experiência " fazer chuva". Pode me esclarecer???
ResponderExcluirL.work2016@gmail.com
ResponderExcluirGostaria se puder esclarecer mais sobre, como fazer agradeço, pois não entendi bem?
ResponderExcluirMUITO BOM! AMEI..............
ResponderExcluircomo é o passo a passo dessa experiência, alguém pode me ajudar
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