DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS SAERO 2012
RELATÓRIO DA OFICINA
O Estado de Rondônia
preocupado em cumprir metas e avaliar o processo de Ensino Aprendizagem de seus
estudantes, organizou um processo de avaliação de larga escala denominado SAERO
- Sistema de Avaliação do Estado de Rondônia, realizado pelo CAEd/UFJF - Centro
de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz
de Fora. Para divulgação e
apropriação dos resultados foram realizadas Oficinas com a equipe Gestora e
professores na CRE (Coordenadoria Regional de Rolim de Moura) com o objetivo de
analisar e compreender os resultados das avaliações aplicadas em 2012. Após estudos realizados organizou-se oficina
para divulgação dos dados da EEEF Alexandre de Gusmão, localizada em Nova
Brasilândia D’Oeste – RO, com os professores 1º ao 9º ano, no dia 26 de abril
de 2013.
A referida oficina
foi coordenada pela equipe gestora Iran e Sirlene e os professores Claudemir e
Cláudia que iniciaram apresentando um vídeo onde o Governador do Estado Confúcio Moura falou
sobre a importância do Sistema de
Avaliação Educacional implantado em Rondônia, o SAERO. A Secretária de Educação
Isabel Luz comentou que a Avaliação tem o intuito de diagnosticar a situação
educacional atual e, a partir desses resultados propor metas e objetivos para sanar as dificuldades
e problemas do ensino aprendizagem diagnosticados. Prosseguindo, o professor
Claudemir e a Supervisora Sirlene apresentaram formas de avaliação interna e
externa, como são organizadas as provas do SAERO e os fatores sociais e
suas influencias no desempenho
acadêmico. Na discussão da atividade 1, (Conhecendo o SAERO), os
participantes refletiram sobre o objetivo dessa avaliação externa que
avalia o desempenho escolar e as possibilidades de intervenções pedagógicas. Na
atividade 2, (Análise dos resultado das proficiências médias e de participação
dos estudantes), foram feitas comparações da proficiência média da escola com
as médias estadual e da CRE, ficando evidente que a escola possui, em sua
maioria, média superiores, mas que necessita de intervenções imediatas para
elevar e manter os índices. Com relação a atividade 3, (Interpretação pedagógica dos resultado por meio da escala de proficiência)
percebeu-se que a proficiência é apresentada por uma escala sistematizada e o entendimento da
gradação das cores é fundamental para a interpretação pedagógica dos resultados
da escola. Na última atividade (Análise
dos resultados dos estudantes em cada Padrão de Desempenho) foram propostas metas e intervenções pedagógicas de
acordo com cada padrão de desempenho para cada ano escolar. O plano de intervenção
será amplamente divulgado aos professores e, sua execução, monitorada e
acompanhada pela coordenação pedagógica para verificação dos resultados
alcançados.
Finalizadas as atividades, a professora Iran Sandra, diretora da
escola, agradeceu a presença de todos, enaltecendo a participação em todas as
atividades propostas pelos coordenadores da oficina. Reafirmou o compromisso da
equipe gestora com toda a comunidade escolar e conclamou todos os profissionais da educação, em
especial, aos professores a estarem motivados a fazer um excelente trabalho pedagógico para
o êxito de todos os alunos matriculados neste estabelecimento de ensino. Diante do exposto, distribuiu alguns
materiais relacionados a oficina e declarou encerrado o encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário