quarta-feira, 1 de maio de 2013

Oficina sobre o SAERO



DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS SAERO 2012

RELATÓRIO DA OFICINA

O Estado de Rondônia preocupado em cumprir metas e avaliar o processo de Ensino Aprendizagem de seus estudantes, organizou um processo de avaliação de larga escala denominado SAERO - Sistema de Avaliação do Estado de Rondônia, realizado  pelo CAEd/UFJF - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.  Para divulgação e apropriação dos resultados foram realizadas Oficinas com a equipe Gestora e professores na CRE (Coordenadoria Regional de Rolim de Moura) com o objetivo de analisar e compreender os resultados das avaliações aplicadas em 2012.  Após estudos realizados organizou-se oficina para divulgação dos dados da EEEF Alexandre de Gusmão, localizada em Nova Brasilândia D’Oeste – RO, com os professores 1º ao 9º ano, no dia 26 de abril de 2013.
A referida oficina foi coordenada pela equipe gestora Iran e Sirlene e os professores Claudemir e Cláudia que iniciaram apresentando um vídeo onde   o Governador do Estado Confúcio Moura falou sobre a importância  do Sistema de Avaliação Educacional implantado em Rondônia, o SAERO. A Secretária de Educação Isabel Luz comentou que a Avaliação tem o intuito de diagnosticar a situação educacional atual e, a partir desses resultados propor  metas e objetivos para sanar as dificuldades e problemas do ensino aprendizagem diagnosticados. Prosseguindo, o professor Claudemir e a Supervisora Sirlene apresentaram formas de avaliação interna e externa, como são organizadas as provas do SAERO e os fatores sociais e suas   influencias no desempenho acadêmico. Na discussão da atividade 1, (Conhecendo o  SAERO), os  participantes refletiram sobre o objetivo dessa avaliação externa que avalia o desempenho escolar e as possibilidades de intervenções pedagógicas. Na atividade 2, (Análise dos resultado das proficiências médias e de participação dos estudantes), foram feitas comparações da proficiência média da escola com as médias estadual e da CRE, ficando evidente que a escola possui, em sua maioria, média superiores, mas que necessita de intervenções imediatas para elevar e manter os índices. Com relação a atividade 3, (Interpretação pedagógica dos resultado por meio da escala de proficiência) percebeu-se que a proficiência é apresentada por uma escala sistematizada e o entendimento da gradação das cores é fundamental para a interpretação pedagógica dos resultados da escola. Na última atividade (Análise dos resultados dos estudantes em cada Padrão de Desempenho) foram  propostas metas e intervenções pedagógicas de acordo com cada padrão de desempenho para cada ano escolar. O plano de intervenção será amplamente divulgado aos professores e, sua execução, monitorada e acompanhada pela coordenação pedagógica para verificação dos resultados alcançados.
Finalizadas as atividades, a professora Iran Sandra, diretora da escola, agradeceu a presença de todos, enaltecendo a participação em todas as atividades propostas pelos coordenadores da oficina. Reafirmou o compromisso da equipe gestora com toda a comunidade escolar e conclamou  todos os profissionais da educação, em especial, aos professores a estarem motivados a   fazer um excelente trabalho pedagógico para o êxito de todos os alunos matriculados neste estabelecimento de ensino.  Diante do exposto, distribuiu alguns materiais relacionados a oficina e declarou encerrado o encontro.

                             
       



















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